quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Mês Diegues [2]!

Bom gente vamos dar continuidade ao mês Diegues, hoje vamos falar de outra das suas paixões o futebol, mais especificamente o São Paulo Futebol Clube.



São Paulo Futebol Clube

O São Paulo Futebol Clube é uma associação esportiva brasileira. Fundado em 1930, e refundado em 1935 após um breve período de inatividade, é um dos principais clubes esportivos do país e do mundo. É o clube mais bem sucedido do futebol brasileiro. Conquistou vinte e dois Campeonatos Estaduais, seis Campeonatos Brasileiros, três Libertadores e três Mundiais. No âmbito nacional, o São Paulo Futebol Clube só deixa de estar na primeira colocação no ranking da CBF, onde aparece em quinto. Em 18 de outubro de 2006 foi sancionada na cidade de São Paulo a lei n.º 14 229 de 11 de outubro do mesmo ano e cujo projeto de lei era de n.º 648 de 2005 onde fica definido que no dia 16 de dezembro de cada ano será comemorado o "Dia Tricolor", homenageando, dessa maneira, a data de refundação do clube.

História

No dia 26 de janeiro de 1930 foi assinada a ata de fundação do São Paulo da Floresta, nascido da união entre a Associação Atlética das Palmeiras e o Club Athlético Paulistano ficando como data magna do clube o dia 25 de janeiro de 1930, dia e mês em que foi fundada a cidade de São Paulo. Conservando as tradições do passado, o uniforme do novo clube estamparia as faixas vermelhas e pretas em homenagem aos dois clubes fundadores. Como conquistas, o Tricolor Paulista venceu o Campeonato Paulista de 1931 em seu segundo ano de existência, e conseguiu sagrar-se vice em 1930, 1932, 1933 e 1934. Foi também vice-campeão do Torneio Rio-São Paulo de 1933. Portanto, o Tricolor Paulista, clube recém fundado, estava no topo do futebol local.

O São Paulo comprou, então, uma nova sede, localizada na Rua Conselheiro Crispiniano, um pequeno palácio conhecido como "Trocadero", ao custo de 190 contos de réis. Alguns dirigentes do clube, que andavam descontentes com os rumos do futebol no país, resolveram fundir-se com o Clube de Regatas Tietê e acabar com o departamento de futebol. Outro grupo, favorável a continuidade do clube, e liderados pelo doutor Paulo Sampaio foram à Justiça e, no dia 23 de abril de 1935, impugnaram o direito de a diretoria fundir o clube com o Tietê sem que a opinião dos sócios fosse ouvida. Os sócios obtiveram ganho de causa mesmo após a defesa da diretoria do clube. No dia 14 de maio de 1935, debaixo de chuva, o departamento de futebol foi oficialmente extinto.

Alguns antigos sócios do Tricolor Paulista, inconformados com tudo o que ocorrera, decidiram restabelecer o clube, surgindo assim no dia 4 de junho de 1935 o Clube Atlético São Paulo. O São Paulo Futebol Clube recebeu o título de "O Mais Querido" durante o período da ditadura Vargas, no qual eram proibidas as ostentações das bandeiras estaduais. Na ocasião da inauguração do Estádio do Pacaembu em 27 de abril de 1940, o Tricolor Paulista entrou ostentando o nome e as cores do time que são as mesmas do estado de São Paulo. O estádio inteiro e os locutores de todas as rádios, revoltados com a censura, driblaram-na aplaudindo de pé o time que carrega até hoje as cores vermelho, preto e branco.

Símbolos

O Tricolor Paulista teve, ao longo de sua história, o mesmo nome, as mesmas cores, o mesmo escudo, o mesmo uniforme e a mesma bandeira. Os fundadores do São Paulo Futebol Clube queriam um nome, cores e formas que representassem suas vontades como esportistas. Para isso, foi retirado o vermelho do C.A Paulistano, o preto da A.A das Palmeiras e o branco de ambos, simbolizando a união dos times em outro, maior. Assim nasciam as três cores do clube.

Escudo


De acordo com o estatuto do clube, o símbolo do Tricolor Paulista é formado por um triângulo isósceles branco, invertido, com base maior elevada por um retângulo com altura igual à metade da lateral do referido triângulo. Dentro dessa parte alongada encontra-se outro retângulo, de cor preta, com as iniciais SPFC em branco. No interior do triângulo uma faixa branca de largura igual a um quarto da lateral menor com dois triângulos escalenos, um vermelho à esquerda e outro preto, à direita.

As estrelas foram introduzidas posteriormente e também tem um significado especial. As duas douradas introduzidas no escudo em 1955 e, posteriormente, no uniforme em 1997, representam os recordes mundiais e olímpicos conquistados por Adhemar Ferreira da Silva nas Olimpíadas de 1952 em Helsinque e nos Jogos Pan-Americanos de 1955 no México. Já as três estrelas vermelhas, ao centro, introduzidas em 2000, representam o tricampeonato Mundial conquistado no Japão, nos anos de 1992, 1993 e 2005.

Mascote

Até hoje o São Paulo Futebol Clube teve apenas um mascote, que ficou marcada em sua história. Criada na década de 1940 por um cartunista do jornal A Gazeta Esportiva, a imagem do santo agradou a todos os são-paulinos permanecendo até hoje como mascote oficial do clube e pelo fato do verdadeiro São Paulo ter morrido com aproximadamente 60 anos, é representada por um velhinho de barba branca. É chamada de "Santo" Paulo para não confundir com o nome do clube.

Hino

O hino do São Paulo Futebol Clube — composto por Porfírio da Paz em 1935 e oficializado em 1942. Porfírio da Paz em 1935, à época tenente da Força Pública e farmacêutico, acabara de ser informado que perderia sua casa por falta de pagamento e por conta do nervosismo, cantarolava uma canção entoando o nome do clube do qual era apaixonado. Mais tarde e mais calmo, pôs no papel a letra que viria a ser o hino do São Paulo Futebol Clube.

Salve o tricolor paulista,
Amado clube brasileiro.
Tu és forte, tu és grande.
Dentre os grandes és o primeiro!
Tu és forte, tu és grande.
Dentre os grandes és o primeiro!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
São teus guias brasileiros
Que te amam eternamente.
De São Paulo tens o nome,
Que ostentas dignamente!
De São Paulo tens o nome,
Que ostentas dignamente!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Tuas cores gloriosas,
Despertam um amor febril.
Pela terra bandeirantes
Honra e glória do Brasil!
Pela terra bandeirante
Honra e glória do Brasil!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Trazes glórias luminosas,
Do paulista imortal.
Da floresta também trazes
Um brilho tradicional.
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
São Paulo clube querido,
Tu tens o nosso amor.
Teu nome e as tuas glórias,
Têm honra e resplendor!
Teu nome e as tuas glórias,
Têm honra e resplendor!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!
Ó tricolor,
Clube bem amado.
As tuas glórias
Vêm do passado!

Estrutura

Com capacidade para 73 501 pessoas, o Estádio Cícero Pompeu de Toledo, também conhecido como Estádio do Morumbi, foi inaugurado em 2 de outubro de 1960 com o estádio ainda inacabado e sua primeira partida foi entre São Paulo Futebol Clube e Sporting Lisboa de Portugal, sendo a partida vencida pelos donos da casa pelo placar de 1 a 0. A inauguração total se deu em 25 de janeiro de 1970 em uma partida entre o Tricolor Paulista e o Porto, também de Portugal, que terminou empatada em 1 a 1. É o terceiro maior estádio do Brasil, sendo o primeiro entre os estádios particulares. É também o oitavo maior estádio pertencente a um clube no mundo e está na 38ª colocação geral.

Memorial

O Memorial Luiz Cássio dos Santos Werneck foi inaugurado em 1994 para mostrar as conquistas dentro e fora dos gramados. Além disso, se preocupa em mostrar pontos importantes da história não só para o clube, mas para todos os esportes já praticados no São Paulo.

Títulos

É o clube que tem mais conquistas na maioria dos torneios de futebol disputados por clubes nacionais: Campeonato Brasileiro, Copa Libertadores da América e Campeonato Mundial de Clubes. Pelo Campeonato Brasileiro o Tricolor do Morumbi é o único clube a ser campeão em todas as décadas da competição e o único a ser tricampeão seguido — 2006, 2007 e 2008.

São Paulo Social

O São Paulo Social faz visitas periódicas a instituições carentes além de fazer doações para diversas campanhas e ajudar a divulgar ações sociais. As doações são feitas juntamente com os parceiros do clube, visando melhorar a vida das pessoas e das comunidades que são visitadas. Juntamente com as doações, a mascote do clube e jogadores, da base ou profissionais, visita as instituições. Também são doadas camisas autografadas pelos jogadores do clube para que sejam leiloadas e que, com isso, consigam mais dinheiro para continuar seus projetos.

Torcedor do Futuro

A ação batizada como Torcedor do Futuro tem como objetivo trazer cidadania e respeito às crianças entre oito e 14 anos através do futebol. Além de jogar contra times de menor torcida em pleno Morumbi, as crianças aprendem lições de ética, educação, respeito ao próximo e responsabilidade social. Entre essas lições é ensinado, por exemplo, que o adversário não é inimigo, o uso correto dos banheiros, questões sobre o meio-ambiente e tecnologia e etc.

A seguir, dois vídeos bem antiguinhos do meninos falando sobre vários assuntos, mais principalmente sobre futebol, muito legal, vale a pena conferir:


Espero que tenham gostado e que acompanhem sempre o nosso blog, que procura sempre trazer coisas diferentes pra todos. (:

Beijos e Boa Semana, equipe O Som do Bem – SC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário