sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Mês Diegues [3]!

Bom gente, hoje iremos postar o nosso último “Mês Diegues” com os ídolos da música internacional do Bruno, alguns deles pelo menos, espero que vocês tenham curtido essa brincadeira tanto quanto nós! Então começamos com:

Ben Harper!


Benjamin Chase, vulgo Ben Harper nascido em 28 de outubro de 1969 é um musico norte-americano. Nascido na Califórnia, Ben Harper cresceu a ouvir blues, folk, soul, R&B e reggae, Aprendeu a tocar guitarra ainda criança e montou diversas bandas em sua adolescência, sempre influenciado por nomes como Blues Traveler, Hootie & The Blowfish, Phish e Taj Mahal. Ben é muito religioso, passando sempre assim, uma mensagem cristã nas suas músicas.

Sua carreira profissional como artista solo começou em 1993 com “Welcome To The Cruel World”. Sempre seguindo um intervalo de dois anos, foram lançados “Fight For Your Mind” (1995), “The Will To Live” (1997) e “Burn To Shine” (1999).

Uma caixa especial intitulada “CD Box Collection”, contendo os 3 primeiros álbuns de Harper saiu em 2000 e, no ano seguinte, chega o duplo ao vivo “Live From Mars”. O disco foi dividido em um elétrico e outro mais acústico e traz os maiores ‘hits’ do músico como “Excuse Me Mr.”, “Steal My Kisses” e “Pleasure And Pain”.

Seu sexto trabalho chama-se “Diamonds On The Inside” (2003). O álbum é uma mistura de heavy, funk e folk. Ao lado dele está The Innocent Criminals, formado pelo baixista Juan Nelson, o percussionista Leon Lewis Mobley e o baterista Oliver Charles. Os destaques foram “With My Own Two Hands”, “Everything”, “Amen Omen”, além da própria faixa-título. É também conhecido como "O PADRINHO" de Jack Johnson, pois foi quem o descobriu e o indicou para uma grande gravadora. Em 2007 gravou em parceria com a cantora brasileira Vanessa da Mata a canção "Good Luck". Atualmente formou a banda Ben Harper & Relentless 7, e excursionará também com a banda Pearl Jam.


Jamiroquai!


Jamiroquai é uma banda britânica de jazz, funk e acid jazz liderada pelo cantor Jay Kay. A banda é popular no mundo todo e é o membro mais conhecido do cenário acid jazz, movimento londrino do início dos anos 90, junto a outros grupos como Incógnito, Brand New Heavies, Galliano e Corduroy. Álbuns subseqüentes têm explorado outras direções musicais, como o pop, rock e eletrônica. Jamiroquai vendeu mais de 35 milhões de álbuns no mundo inteiro e ganhou um Grammy em 1997. O nome Jamiroquai é derivado do nome da tribo Iroquoi de nativos norte-americanos, com os quais Jay Kay diz se identificar filosoficamente, combinado à expressão 'Jam', como em Jam Session, do idioma inglês.

Formação da banda

Jason Kay, o líder do grupo, nasceu em Manchester, Inglaterra. Filho de mãe inglesa e de pai português. Talvez influenciado pela mãe, uma cantora britânica que atuava em bares e que chegou a ter o seu próprio programa de televisão nos anos 70, se mostrou desde cedo mostrou grande aptidão e uma enorme paixão pela música.

Em 1989 conseguiu comprar uma bateria e gravar umas maquetas com a ajuda de um amigo. Mais tarde assinou contrato com a gravadora britânica Acid Jazz. Em 1991 após ter sido recusado numa audição para se tornar o cantor da banda Brand New Heavies, Jay Kay se juntou aos músicos N. Van Gelder, Toby Smith, Stuart Zender e Wallis Buchanan, formando assim a banda Jamiroquai. A voz de Kay é comparada a de Stevie Wonder.

Evolução da banda

O primeiro disco, “Emergency On Planet Earth”, de 1993, foi o álbum que mais cópias venderam em menos tempo, desde os tempos de “Faith”, de George Michael. “The Return Of the Space Cowboy”, de 1994, com os seus comentários satíricos e mordazes, é bastante agressivo, mas o sucesso da banda não ultrapassou as fronteiras britânicas. Entretanto, o álbum que deu a conhecer Jamiroquai em nível mundial – “Travelling Without Moving” - veio com um aviso preocupante, profético, sobre os perigos associados à engenharia biogenética. Tal álbum foi precedido pelo single Cosmic Girl, single de 4 faixas com remixes sobre o hit de Jamiroquai.

O single vencedor de um Grammy e quatro prêmios MTV, “Virtual Insanity”, foi lançado no dia em que a ovelha Dolly nasceu. Este álbum conquistou a crítica e o público tendo atingido o estatuto de platina em todo o mundo.

Logo após “Virtual Insanity”, surgiram desavenças durante a criação do “Synkronized”. Com o álbum quase pronto, Zender deixou o Jamiroquai, que por motivos de direitos autorais teve que criar novas músicas, basicamente um novo álbum que não constasse Zender como co-autor. Boatos dizem que Stuart Zender reclamou que Jay estava ganhando muito mais dinheiro que os outros, e estava insatisfeito com isso. Há também uma especulação de que a última faixa do “Synkronized”, intitulada King for a Day, é composta pelo Jay sobre a sua visão a respeito de Zender e de sua ganância. Em seguida, os Jamiroquai colaboraram em “No Boundaries”, um projeto que contou com vários artistas, como Pearl Jam e Alanis Morissette, cujo dinheiro arrecadado foi revertido para os refugiados do Kosovo. Em 2001 lançam “A Funk Odyssey”, que trouxe o hit Love Foolosophy, e depois se retiram para passar os quatro anos seguintes a preparar “Dynamite”.

Com um estilo de vida genuinamente de estrela de rock – Jay Kay possui uma mansão em Buckinghamshire com uma garagem cheia de carros desportivos – seria compreensível se o cantor, que assinou um contrato histórico enquanto vivia num cubículo em Ealing, no Oeste de Londres, tivesse passado os quatro anos a seguir ao sucesso do seu primeiro álbum “A Funk Odyssey” a gozar os frutos do seu trabalho.

Vale lembrar que da formação atual (referente ao “Dynamite”) apenas Jay pertence à formação original. No dia 16 de Agosto de 2010, foi anunciado no site oficial da banda um novo álbum intitulado “Rock Dust Light Star”, previsto para ser lançado em Novembro de 2010.


Eddie Vedder!


Edward Louis Severson III, nascido em Evaston no dia 23 de Dezembro de 1964 é mais conhecido como Eddie Vedder, é um musico estadunidense. É vocalista e guitarrista da banda Grunge Pearl Jam. Nasceu na Califórnia, mudando-se nos anos 90 para Seattle, onde integrou a referida banda. Eddie Vedder é conhecido pelo tom de voz peculiar, considerado um ícone cultural, e uma estrela rock.
Eddie Vedder teve uma infância perturbada. Sabe-se que é filho de pais separados, sua mãe casou com um advogado, que adotou Eddie quando criança e assim passou a chamar-se Eddie Muller; mais tarde, após nova separação de sua mãe, mudou o seu nome para Eddie Vedder. Vedder teve apenas um encontro com o seu pai biológico, sendo que este lhe foi apresentado como um amigo da família que anos mais tarde morreu (só nesta altura Eddie -13 anos- descobriu a verdadeira identidade do pai, as músicas "Alive" e "Release" - do álbum Ten - descrevem a situação de Eddie Vedder).

Eddie estudou até a faculdade, apesar de ainda ter tentado ir às aulas. Fascinado por basketball e por surf, o vocalista da banda de Seattle iniciou a sua carreira musical numa banda chamada Bad Radio, mais tarde, participou do único álbum homônimo da banda “Temple Of The Dog”. Depois de participar da gravação do álbum homônimo do “Temple of the Dog”, Eddie Vedder juntou-se a Mike McCready, Stone Gossard, Dave Krusen e a Jeff Ament formando assim, no início dos anos 90, o Pearl Jam. Em 1992 gravaram o Acústico MTV que ficou marcado pelo fato de Eddie Vedder ter exposto a posição da banda em relação ao aborto: escrevendo "pro choice" em seu braço ao som da música Porch.

Eddie fez ainda a voz de um concerto de The Doors. Casou em 1994, em Roma, com Beth Liebling, com quem namorava desde 1983. Beth é membro da banda Hovercraft na qual Eddie já fez algumas participações. O casamento durou até Setembro de 2000 e em 2001, Eddie conheceu Jill McCormick, atual companheira e com quem tem duas filhas: Olivia nascida em 2004 e Harper nascida em 2008. Em 18 de Setembro de 2010, Vedder se casou com a namorada de longa data. Os dois ficaram noivos em 2009, durante uma apresentação em Washington, capital dos Estados Unidos.

Ao longo dos anos a banda tornou-se mais coesa, seguindo sempre os seus ideais, quase sempre polêmicos. Suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster tornou-se marco. No caso contra a distribuidora de ingressos, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse seus lucros, a fim de diminuir o preço dos ingressos de seus concertos, para que os fãs fossem beneficiados. Somando-se isso ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária, social e ambiental o Pearl Jam tornou-se uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock vendendo até à data cerca de 30 milhões de discos nos Estados Unidos e 60 milhões em todo o mundo, sendo a banda recordista de álbuns ao vivo.


É isso, acho que deu pra cada um saber um pouquinho mais sobre o Bruno né?

Beijos e bom restinho de semana a todos.

Equipe O Som do Bem – SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário